Blog da Tali

Sinta a magia! Ouse sendo você

O que depende de mim?

Você sabe me dizer exatamente o que te impede de ser feliz? Você sabe me dizer o que te impede de ter um dia mais leve e tranquilo?

Nessa lista que você está fazendo na sua cabeça enquanto pensa: “sei exatamente o que me impede de ter essa vida”; nela você está acrescentando coisas como:

  • Falta de dinheiro
  • Falta tempo
  • Meu marido…
  • Meu(s) filho(s)…
  • Meu chefe …
  • Minha mãe…
  • Meus amigos…
  • Meu trabalho…
  • Meu vizinho…
  • Se não fosse…

Se a sua resposta for: Sim, coloquei algumas frases como essas na minha lista. Nem tente justificar o porquê de ter colocado na sua lista, isso não importa agora, eu sei por que você colocou na sua lista, por muito tempo minha lista era exatamente assim também.

Mas se você parar para pensar, bem a fundo mesmo, será que essas coisas realmente te impedem de ter essa vida maravilhosa, leve, tranquila e com felicidade? Será que sua felicidade depende de coisas externas a você? Será que você não consegue ser feliz por você mesma?

Ou será que essa lista está escondendo o fato de você não conseguir, não querer, ou não dar conta de fazer a sua parte nisso tudo?

Calma, não foge de mim ainda, deixa eu te explicar para você não ficar brava, não estou dizendo que você não é feliz porque não quer. Na verdade, é isso que eu estou dizendo, mas estou dizendo isso, pois já estive no lugar onde você está agora.

Muitas vezes é mais fácil esperar pelos outros, deixar para fazer a sua parte depois dos outros fazerem a deles, colocar expectativa nos outros e colocar a culpa neles por não suprirem com o nosso esperado. Do que ter que olhar para a nossa parte, olhar para o que cabe a nós fazer e o que podemos fazer para deixar a nossa vida melhor.

Pois não basta olhar, precisamos agir, e depois de olhar, fica difícil ignorar que só depende de nós. Mas você pode estar se perguntando, como assim só depende de mim?!

Vamos a alguns exemplos práticos:

Seu marido deixa tudo fora do lugar, você sempre conversa com ele, mas ele não muda, o fato das coisas ficarem espalhadas te incomoda muito, você fica irritada e sempre acabam discutindo por causa disso.

Então nesse exemplo, o que falta para você ter uma vida mais leve e feliz, é o seu marido conseguir guardar as coisas dele, não deixar mais tudo espalhado pela casa, te ajudar a manter tudo organizado.

O que eu vou dizer agora você pode não gostar, principalmente nesse exemplo, mas vou me arriscar e confiar que você vai ler até o final.

O que depende de você neste caso é guardar as coisas dele.

Vou te dar os motivos para isso:

  1. quem se incomoda com as coisas espalhadas é você, não ele, tanto que ele deixa espalhada e não lembra de juntas, então ele não se incomoda, talvez nem perceba.
  2. quem fica irritada com a bagunça, é você, de novo.
  3. quem quer ter um dia mais tranquilo, de novo você.

Agora, depositar a sua tranquilidade na capacidade de se lembrar de algo que te incomoda ao seu marido, não parece algo muito sábio de se fazer.

-Mas Tali, as coisas são dele, por que eu tenho que guardar?

Porque é você que se incomoda com a bagunça, é sua felicidade que se vai, toda vez que vê as coisas fora do lugar, então o que depende de você??

Você pode também, aprender a conviver com o jeito bagunçado do seu marido, passar a ignorar as coisas fora do lugar.

Mas não com a intensão de que uma hora ele perceba e comece a guardar, pois isso não vai acontecer, ele não vai perceber, pois incomoda só a você!!!!

Se você conseguir, verdadeiramente, deixar para la, então não vai precisar guardar as coisas dele e vai ficar mais tranquila e ter menos brigas durante o dia.

Agora só depende de você. Pode escolher, fazer para ficar em paz, ou não fazer e não ligar mais para isso.

Por isso eu afirmo e repito, ser feliz, ter uma vida mais tranquila, só depende de você.

Eu sei bem que parece cansativo, parece que tudo vai ficar em cima de nós, e que ninguém mais vai fazer nada, mas não é bem assim, na verdade você vai conseguir ficar mais tranquila, com o tempo, você começa a conversar com mais naturalidade, quando as pessoas começarem a perceber que você faz sozinha, sem pedir ajuda e que já não briga mais por isso, elas vão te ajudar naturalmente, ou vão te compensar de outra forma.

Mas não esqueça, você não pode fazer, esperando algo dos outros, pois não é assim que funciona, você primeiro pensa na sua tranquilidade, na sua felicidade e quando você menos esperar, algo acontece, pois você consegue agir com naturalidade sem apontar dedos e brigar com os outros.

Também não esqueça de dar um passo de cada vez, não pegue tudo para você, comece com o que mais te impede de ser feliz, e faça isso primeiro, ou comece pelo menor, qual é a coisa que você precisa fazer menos esforço, mas que ja vai te trazer uma diferença na forma de encarar seus dias.

Depois de escolher, foque nisso e espere até que isso se torne natural para depois pegar outra atividade, pois pode realmente ficar muito pesado, você não dar conta e acabar brigando com todos de volta.

Mais uma coisa importante para você lembrar: VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO PELA SUA FELICIDADE, PELA SUA PAZ, PELA SUA TRANQUILIDADE, não para receber algo em troca dos outros.

Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer conversar mais sobre isso, pode entrar em contato através dos meios de comunicação que tem aqui no site, ou deixar um comentário que eu respondo.

Beijos e abraços

Tali

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inspire-se e transforme-se

Busque sempre ser a sua melhor versão possível não compare a sua jornada com a do outro.

Receba primeiro